NPA Notícias
Gastronomia

Sugestão de prato principal – Massa de macarrão caseiro e molhos

Uma bela macarronada no domingo: esta receita de massa de macarrão caseiro deixa até a nonna orgulhosa! Vou deixar também várias dicas de molho.

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.
  3. Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
  4. Prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver.
  5. Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes – assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.
  6. Para fazer o talharim: polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes – é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.
  7. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Transfira o macarrão para uma travessa e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

OBS.: Com essa receita você pode preparar outros tipos de macarrão. Abra a massa seguindo as instruções do passo 5 e corte no formato que desejar: lasanha, fettuccine, pappardelle ou até recheado.

Tempo de preparo: Até 2h

Serve: Até 6 porções

MOLHO DE TOMATE CASEIRO

Massa de macarrão caseiro

Molho de tomate caseiro é imbatível: além de transformar qualquer macarrão em festa, ele enche a cozinha e a casa toda de aromas.

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.
  2. Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates (aos poucos) e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – com o choque térmico fica mais fácil descascar. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante – reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.
  3. Descasque e pique fino as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por cerca de 15 minutos até dourar.
  4. Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador (sem acrescentar água): para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.
  5. Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado – atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar.
  6. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (se quiser adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar).

Para armazenar porcione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias.

PARA CONSERVAR

Para conservar fora da geladeira, porcione o molho ainda quente em potes de vidro higienizados e tampe; transfira para uma panela sobre um pano de prato dobrado e cubra com água quente; deixe ferver por 30 minutos, com cuidado retire os vidros da panela com uma pinça e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo – observe se houve a formação de vácuo pressionando a tampa com o indicador. Armazene num local seco por até 1 mês.

Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses – não encha o pote completamente para evitar que o vidro estoure; se preferir congele em sacos para alimentos. Depois de aberto conserve por até 5 dias na geladeira.

PARA VARIAR

Com o molho de tomate tradicional pronto você pode fazer algumas versões: com aliche, com bacon e pimenta calabresa e com alho e manjericão.

Tempo de preparo: Mais de 2h

Serve: 2,5 kg (cerca de 2,2 litros)

RAGU DE LINGUIÇA

Esta receita possui o pacote completo: conforta, esquenta, serve a família toda e congela super bem. Sirva com a clássica polenta mole e ou um belo macarrão caseiro.

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

1. Retire a linguiça calabresa da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de dourar.

2. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Lave, descarte as folhas e corte o talo de salsão em cubinhos.

3. Com a ponta da faca, corte apenas a pele dos gomos de linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tigela e, com uma espátula, desmanche-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.

4. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.

5. Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, as sementes de erva-doce, o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

6. Volte a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até secar. Adicione o tomate pelado (com o líquido), regue com a água e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada – e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.

7. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora com a tampa entreaberta, até o molho encorpar – nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescente o manjericão para dar sabor ao molho. Prove e ajuste o sal, sirva a seguir com polenta mole ou macarrão caseiro.

Tempo de preparo: Até 2h

Serve: Mais de 6 porções

MOLHO À BOLONHESA

Este clássico molho de carne moída e tomate serve para uma infinidade de receitas, do espaguete à lasanha, da polenta ao sanduíche no pão italiano. Sanduíche de bolonhesa? Quem nunca raspou o prato…

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Lave e seque as cenouras e os talos de salsão. Descasque e pique as cenouras em cubinhos. Descarte as folhas e pique os talos do salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola.
  2. Numa panela média, coloque o óleo e a manteiga. Leve ao fogo médio e, quando aquecer, adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão picados, e refogue por mais 3 minutos, sem parar de mexer.
  3. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.
  4. Junte o leite e mexa até evaporar completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora, a gosto. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar, mexendo sempre.
  5. Abaixe o fogo, junte os tomates (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo para o molho não queimar e grudar no fundo da panela. Durante todo o cozimento, deixe uma chaleira com água a postos. De tempos em tempos, afervente e adicione um pouco de água para o molho não secar. No total, você vai usar cerca de 1 litro de água.

PODE CONGELAR

Na hora de congelar, encha apenas até ¾ do pote de vidro. O molho vai expandir e o vidro pode quebrar. Se preferir, congele em sacos para alimentos.

Validade – 3 meses

Tempo de preparo: Mais de 2h

Serve: Mais de 6 porções

MOLHO PESTO DE RÚCULA

Um pesto leve, ardidinho, marcante: leva rúcula, castanha-de-caju e caldo de limão – e zero queijo. Vai transformar o sabor da massa, da polenta, do frango ou do peixe!

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Lave e seque bem a rúcula. Rasgue as folhas em pedaços e transfira para o copo do mixer – assim fica mais fácil de bater.
  2. Junte as castanhas, o azeite e o caldo de limão. Tempere com o sal e bata bem até ficar liso (se preferir, bata o molho no liquidificador). Transfira para uma molheira e sirva a seguir com massas ou grelhados.

QUER UMA SUGESTÃO?

Experimente a receita de macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula.

Tempo de preparo: Pá-Pum

Serve: Até 4 porções

Fonte: Panelinha

Publicações relacionadas

Receitas “Locavorista” parte 2

Maria Almeida Simoes
4 anos atrás

Sugestão de bebida para um jantar junino: Quentão

Maria Almeida Simoes
4 anos atrás

Receitas “Locavorista” parte 3

Maria Almeida Simoes
4 anos atrás
Sair da versão mobile