A grafia correta da palavra é EXCEÇÃO. Esta é, muito provavelmente, uma das palavras que mais gera confusão na hora da escrita. A grafia é um dos elementos avaliado na competência 1 da matriz de correção da redação do Enem, que tem por objetivo verificar o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Desta forma, o candidato deve ficar atento ao escrever e escolher um vocabulário que ele tenha segurança em relação à grafia. Ao contrário, a dica é substituir a palavra que esteja inseguro e substituí-la por uma palavra a qual o candidato tenha segurança para utilizá-la em sua redação.
Além da grafia, a concordância nominal e verbal também são aspectos avaliados nesta competência e que, portanto, o candidato deve ficar atento às regras para não cometer nenhum desvio na hora de escrever sua redação. Os verbos FAZER e HAVER costumam gerar muita confusão em relação a concordância e, por isto, os candidatos devem estudar estes casos que ficam bem evidente aos olhos dos corretores. Os verbos em questão são verbos impessoais e devem ser conjugados sempre na terceira pessoas do singular, conforme exemplos a seguir:
- Faz seis meses que estou estudando para o Enem.
x Fazem seis meses que estou estudando para o Enem.
- Havia muitas pessoas na sala em que eu fazia prova.
x Haviam muitas pessoas na sala em que eu fazia prova.
A estruturação sintática é outro aspecto de extrema importância avaliado nesta competência. Ao escrever os parágrafos, o candidato deve construir períodos formados por orações completas e sintaticamente bem estruturadas. Contudo, cuidado com os períodos muito longos, pois estes podem facilmente gerar ambiguidade no seu texto.