Já me deparei com inúmeros casos onde as micro e pequenas empresas tinham cerca de 8 a 10 anos e com um dilema que na minha visão não deveria ser um problema sem solução há tanto tempo.
O questionamento era sempre: “Como calcular a Margem de Lucro da Minha Empresa? O que em relação ao preço final do meu produto deve sobrar para a minha Empresa como Lucro?”
Ora, para responder a questões como essa é necessário conhecer duas palavrinhas e entender seus conceitos – Lucro e Formação do Preço de Vendas -.
Lucro: É o resultado/retorno de forma positiva a um Investimento realizado por um indivíduo em relação aos negócios.
Formação do Preço de Vendas: Cálculo baseado na totalidade, abrangência e cobertura dos custos que a empresa tem e objetivando o Lucro, isto é, partindo da venda de algum produto os custos relacionados à sua empresa já estarão englobados no preço, sejam eles: Custo Variável, Custo Fixo ou Não Operacional, dessa forma obtendo lucros determinados.
Logo, para determinar então o que sobra no final para a sua empresa, necessário é entender os conceitos iniciais e meios, os citados anteriormente, e partindo daí traçar metas de remuneração do capital investido, ou seja, o “Seu Lucro”. Diante a isso é necessário responder a uma questão. Quanto eu espero que determinado produto gere lucro para que eu invista no negócio?!
Essa questão deve ser respondida levando sempre em consideração que, na outra ponta está o mercado – clientes que atuam de forma concorrencial e influenciam o preço final dos produtos -. Isso prova que de nada adianta colocar ou desejar uma Margem de Lucro muito alta se o mercado não aceita, diante a este fato devemos então trata-la como uma variável não controlada. Você deve colocar seu Foco nas variáveis que podem e Devem ser controladas dentro de sua empresa e lógico na sua estrutura de formação de preços, que são os Custos Fixos e Variáveis.
Vamos então entender como calcular a Margem de Lucro média para sua Atividade: O Lucro é em uma explicação simples, o que sobra das Vendas, menos os custos das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o Pró-labore. É sabido que cada atividade tem uma margem e lucro. Volto a reforçar que o Lucro destina-se a remunerar o Capital investido na empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.
Exemplo:
Preço de Venda R$ 20,00 (100%)
(-) Impostos s/Vendas R$ 2,00 (10%)
(-) Custo das Mercadorias Vendidas R$ 9,00 (45%)
(-) Despesas Variáveis R$ 3,00 (15%)
Margem de Contribuição R$ 6,00 (30%)
(-) Despesas Fixas R$ 4,00 (20%)
Lucro R$ 2,00 (10%)
Há outras formas de calcular o preço de venda, vejamos o Mark-up, que é o valor desejado de margem de lucro adicionado ao preço de custo do produto.
Exemplo:
Valor de custo do produto (MP e Diretos) R$ 9,00 (45%)
(+) Despesas Variáveis R$ 1,00 (10%)
(+) Despesas Fixas R$ 2,25 (20%)
Subtotal R$ 12,25
Mark-up intermediário R$ 5,75 (32%)
Impostos R$ 2,00 (10%)
Valor do preço final do produto R$ 20,00
Mark-up Divisor Total (fator) 0,45
Recapitulando, Mark-up é um valor originalmente adicionado ao custo, portanto ao calcular seu valor devemos fazê-lo usando o chamado “cálculo por dentro”, isto é, dividir pelo fator para adicionar o valor encontrado ao próprio preço.
No exemplo mencionado, apuramos um fator de Mark-up de “0,45” que, ao ser aplicado ao preço de custo, teremos o valor de venda direto: R$ 9,00 dividido por 0,45 = R$ 20,00.
Desejo Bons negócios!