O mês de Outubro traz mais três produtores de Minas Gerais para agregar muito sabor, produto de qualidade e valorização! Teremos mel, frutas orgânicas desidratadas e cerveja!!!
Flavinho de Mel
Sempre quando vamos comprar mel, bate aquela dúvida “será que é mel de verdade?”… Infelizmente ainda existem pessoas/ empresas que, por questões lucrativas e de rendimento, modificam o mel, o que não o torna puro e faz com que ele perca muitas de suas propriedades nutricionais.
Não se preocupe, o “Flavinho de Mel”, produtor de Itajubá – MG, extrai mel de verdade, como seu apiário ainda é pequeno, para suprir sua demanda, ele pega com outros apicultores que garante a qualidade e veracidade do produto.
Para vocês saberem mais sobre essa história, o Flávio, apicultor, nos contou um pouquinho como tudo começou:
“Me chamo Flavio, nasci e fui criado nas montanhas da Serra da Mantiqueira, no sitio do meu avô que fica na Anhumas, em Itajubá. Me graduei em administração e, por um breve momento, acabei “caindo na rede” do capitalismo, até que em 2016 no Sítio Travessia tive meu primeiro contato com o Sistema Agroflorestal e com a Permacultura, que trabalham para diminuir o desmatamento, otimizam o uso da terra e ajudam a diversificar a produção agrícola, promovendo o desenvolvimento sustentável da terra com a integração de espécies nativas. Sempre tive um fascínio pelo que é produzido na natureza, inspiração que me conectou a cursos, pessoas únicas e, principalmente, ao MEL, minha paixão.
Para me aprofundar vendi meus bens mais caros e investi em caixas/casas onde as abelhas produzem mel e, junto ao meu amigo Tiago montei o meu 1º apiário, no Sítio de meu avô, o Jatobá. Depois disso começou uma jornada interminável! Noutro curso pelo Senar conheci meus parceiros de aventuras: Nivaldo e Iolanda, apicultores do Apiário Sul de Minas, que me ensinam na prática como é viver de forma simples através da apicultura. Com muitas picadas de abelha venho construindo a @flavinhodemel, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da Abelha no ecossistema, através do equilíbrio que a polinização traz à natureza. Em decorrência do consumo exacerbado de carne, uso demasiado de agrotóxicos, pesticidas e inseticidoas as abelhas vêm sendo perigosamente extinguidas por esses modelos de agronegócio insustentáveis e isso pode chegar na aniquilação total desses seres essenciais para a Terra. Aqui no Brasil, por exemplo, essa cultura exploratória coloca em risco uma grande variedade de guerreiras: mais de 300 espécies de abelhas nativas, indigenas, sem ferrão, que produzem um mel medicinal e um própolis poderosíssimo.
Para mim, hoje, a venda do mel e do própolis verde é mais que fonte de renda e trabalho, é um importante instrumento para polinizar a idéia de consumir produtos locais, de fonte confiável e que, principalmente, respeitam a Natureza em todo o processo de seu recolhimento. Incentive os produtores locais e a credibilidade de seu trabalho. Para quem tiver interesse e quiser conhecer mais a nossa trajetória é só entrar nas redes sociais, seguir @flavinhodemel e ficar por dentro dessa cultura. Gratitude!”
E aí? Já ficou com vontade de comprar o seu mel de verdade? Além de qualidade, o Flávio faz um belíssimo trabalho incentivando a valorização e a importância das abelhas para a nossa vida!
Para mais informações entre no Instagram @flavinhodemel ou pelo telefone (35) 98882-8180.
Frutas Acaiaca
Vocês já comeram frutas desidratadas? Tipo um chips? Pois bem, a @frutas.acaiaca produz essas delícias, e o mais legal é que são feitas somente com frutas orgânicas! Eles produzem o Caqui Fuyu e o restante das frutas pegam com outros produtores orgânicos.
Além de ser saudável é uma ótima opção, mega prática, para conseguir se alimentar melhor durante a correria do dia a dia.
A Luciana e o Felipe, proprietários do Frutas Acaiaca nos contaram um pouco da história:
“Somos Luciana e Felipe, agricultores de Sapucaí Mirim MG.
Produzimos frutas orgânicas e, durante cada safra, uma parte é selecionada para a desidratação.
Em 2018 construímos a cozinha ACAIACA (@frutas.acaiaca) para fazer o processo de desidratação dentro das normas sanitárias e orgânicas.
Dessa forma podemos oferecer, durante todo o ano, um alimento saudável, 100% natural, consciente, prático e gostoso.
Também nos beneficiamos muito de ter esta opção de snack durante nossos trabalhos na roça e para oferecer ao nosso filho de quase 2 anos que é grande fã das frutas.
Apoiamos o locavorismo, a ecologia e a sustentabilidade e agradecemos a iniciativa da gastróloga Maria Almeida e do jornal online Notícias Pouso Alegre de divulgar o trabalho dos produtores da região!Nosso pomar de caqui fuyu foi plantado no começo dos anos 2000 por uma família agricultora de descendência japonesa, que não chegou a colher caquis.
Nós compramos o sítio em 2014, que ficou sem manejo por muitos anos, e recuperamos o pomar que precisou de muita poda, roçada e adubação biodinâmica para produzir frutos.
Hoje, colhemos 8 toneladas de caqui fuyu orgânico por ano e desidratamos o quanto conseguimos, o que é bastante!
Selecionamos então nossas fatias desidratadas de caqui fuyu para a Maria Almeida para criar uma receita.”
Tá esperando o que para agregar “Frutas Acaiaca” na sua alimentação diária? Entre em contato com eles pelo Instagram @frutas.acaiaca ou pelo telefone (19) 98235-7728.
Cerveja Pós-Doc
Você sabia que em Santa Rita do Sapucaí – MG temos produtor de cerveja artesanal? A “Pós-Doc” cria as suas próprias receitas/ harmonizações, o que traz para o mercado sabores únicos de cerveja, uma verdadeira experiência gastronômica!
Apesar da cervejaria “Pós-Doc” ser bem pequena, já é reconhecida nacionalmente! Deem só uma olhada na história deles:
“A Cerveja Pós-Doc é uma das menores cervejarias do país e a primeira do Brasil a receber registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para funcionamento em uma incubadora de empresas. Tem em seu propósito a valorização da cultura gastronômica ao utilizar frutas, cafés e especiarias que denotam determinada importância. Também busca valorizar a memória afetiva ao resgatar sabores quase perdidos, seja pelos novos hábitos alimentares, seja por determinada fruta estar em extinção. Mas, não deixa de lado a tradição de estilos cervejeiros clássicos. O casal Luciana e Francisco toca junto o empreendimento familiar. Francisco é o mestre cervejeiro e responsável técnico e Luciana cuida do administrativo e das partes pré e pós produção.
Além do trabalho com produção de cervejas, fazem divulgação da cultura cervejeira em organização de eventos, como o Beer Day, e no WorkChope, no qual apresentam num bate papo a história da cerveja, ingredientes, curiosidades e fecham com degustação.”
Os “sabores” das cervejas variam muito de acordo com sazonalidade, mas a ideia é trabalhar fixo com IPA, Witbier, Red Ale e uma grande novidade que virá em breve! Para saber mais e adquirir a sua “Pós-Doc” entre em contato pelo Instagram @cervejaposdoc ou pelo telefone (35) 98401-1948.
As experiências gastronômicas dentro do Locavorismo só estão crescendo, se você ainda não aderiu à essa ideia, está perdendo de saborear muita coisa gosta e o mais importante, valorizar as riquezas da nossa região!