A naPorta sabe que atualmente existem cerca de 7 mil favelas espalhadas pelo Brasil, com mais de 17 milhões de pessoas vivendo nessa situação. Diferente do que muitos pensam a favela movimenta cerca de 180 bilhões de reais por ano, isso significa que se ela fosse um estado seria o quarto maior do nosso país. E mesmo assim sofrem com problemas de acesso.
De acordo com pesquisas do Data Favela, aproximadamente 36,2 milhões de brasileiros que vivem em favelas e áreas periféricas sofrem com algum tipo de restrição de entrega. Isso representa cerca de 20% da população do Brasil.
Os números são alarmantes e com a pandemia cresceram ainda mais. De acordo com as mesmas pesquisa do Data Favela e Instituto Locomotiva, quase 70% desse público afirma ter deixado de comprar algum item pois não chegava no seu endereço. E quase 90% deles são bancarizados e conectados com a internet.
A realidade é que esses moradores que não possuem acesso à um serviço de entrega de produtos e alimentos como o restante da população precisam atravessar toda a comunidade indo de encontro as transportadoras ou se dirigindo até uma agência dos Correios mais próxima para poder retirar a encomenda deixada.
Sobre
A naPorta nasceu para mudar esse contexto. Uma startup de impacto, com o propósito de viabilizar as entregas das compras online nas comunidades e regiões restritas. Oferecendo acesso e conveniência, realizando entregas que nunca antes chegavam e inserindo as comunidades no mapa do e-commerce.
Funcionando como uma extensão logística dos varejistas, operando com agências (hubs) que ficam às margens de cada comunidade. Recebe as demandas dos transportadores ou coletam nos respectivos armazéns e a partir daí realizam processo de microdistribuição, criando um ecossistema dentro da comunidade.
Os entregadores são moradores local e conhecem os endereços (que muitas vezes não estão mapeados), para realizar o serviço até a “última milha”.
A empresa não oferece apenas o serviço de entrega naPorta, mas também uma opção de retirada das encomendas em nossos pontos de apoio que ficam as margens da comunidade.
Completaram 9 meses de operação e atualmente contam com 6 agências locais sendo elas; Cidade de Deus, Rio das Pedras, Mangueira, Rocinha e Bento Ribeiro no Rio de Janeiro e a nova agência com o apoio da ONG Gerando Falcões na Favela dos Sonhos em Ferraz de Vasconcelos no estado de São Paulo. Essas agências possibilitam o atendimento de mais de 28 regiões.
A missão é de chegar em 50 bases em 2 anos com foco na região Sudeste e Nordeste.
Diferencial
Uma startup de impacto que vai além das entregas.
Gerando renda para toda a comunidade através da contratação de mão de obra local (entregadores, líderes e auxiliares de operações), expandimos a atuação do comércio local com entregas para dentro e fora da comunidade e reduzimos a emissão de Co2 através de entregas de bicicletas e a pé (80% das nossas entregas são realizadas de bike).
Atualmente já empregam cerca de 53 pessoas da comunidade, expandimos 6 comércios locais e e injetamos cerca de 145 mil reais de volta para as favelas através de contratação de mão de obra local, serviços de Marketing, entre outros. Com isso cumprem com 3 principais ODS da ONU (1,8 e 9).
Durante nossa trajetória passaram por 4 grandes acelerações (Founder Institute, Innovativa, Google For Startups e GB Ventures) e receberam 3 reconhecimentos, dentre eles 1° Lugar na Hack Brazil em Boston e Top 50 startup promissora pela Founder Institute. O objetivo é expandir para as maiores favelas de todo o Brasil e impactar o máximo de pessoas nas comunidades que passarem.
Sanderson Pajeú CEO e Fundador
Katrine Scomparin CMO e Co Fundadora
Leonardo Medeiros COO e Co Fundador
Rodrigo Yanez COF e Co Fundador
Publicações relacionadas
VEJA TAMBÉM!
Silvio Santos: A Inesquecível Trajetória do Apresentador e Empresário
Silvio Santos, o maior ícone da televisão brasileira, nos deixou, mas seu legado e sua trajetória de mais de sete…
Karine Pagliarini mantém presença na diretoria da Astral
Nesta terça-feira (19), a Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas – Astral reuniu seus membros para eleger a diretoria…
Yeshua
Primeiro Encontro Nacional de Educação Cidadã
O 1º Encontro Nacional de Educação Cidadã, organizado pela Rede Nacional de Educação Cidadã. O evento reuniu mais de 70 pessoas.
André e Luiz Otávio gravam DVD com músicas inéditas e regravações
Sul mineiros de Boa Esperança, André e Luiz Otávio gravam DVD com músicas inéditas e regravações, e contam com participação especial de Clayton e Romário.
Jeff SS lança música Joguin que ganha força no TikTok
Joguin, disponível em single nas plataformas digitais, desde maio – conta com grande aceitação popular. E pode virar trend no TikTok.
Favorite Or Favourite
As duas grafias desta palavra de origem inglesa estão corretas. A diferença é que “favorite” é mais comum no inglês com influência americana e ‘Favourite” é mais comum no inglês com influência britânica.