Notícias em alta
Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

NPA Notícias

Locavorismo: 3 produtores do Sul de Minas Gerais
Fotos reprodução.
Gastronomia

Locavorismo: 3 produtores do Sul de Minas Gerais 

O que é e motivos para “aderir” ao locavorismo acredito que já falei bastante por aqui. Mas e aí? Como fica na prática?

Hoje apresento para vocês 3 produtores locais aqui do sul de minas. Tenho certeza que muitos de vocês já quiseram comprar algum desses produtos e tiveram dificuldade para encontrar. Agora vai ficar fácil, e o melhor de tudo, será produzido aqui na nossa região!

Fazenda Santo Antônio

O primeiro produtor é a Fazenda Santo Antônio, eles cultivam shimeji orgânico, o cogumelo que cada vez mais está aparecendo nas preparações. Além de ser uma boa fonte de proteína, é muito versátil e uma ótima opção para compor preparações veganas e vegetarianas. Quer saber mais? Dá só uma olhadinha no que o Marco, um dos proprietários me contou:

“Eu comecei a produzir em 2015, a ideia veio observando o aparecimento rápido dos cogumelos silvestres que cresciam espontaneamente lá na fazenda, daí fui pesquisar a produção de Shimeji, Shitake e Paris, por já ter comido e conhecido esses. Além disso, a propriedade contava com estruturas construídas pelo meu avô, que poderiam ser convertidas em estufas.
Escolhi o Shimeji por ser mais comercializável comparado ao Shitake e Paris, junto a isso, a fungicultura está em harmonia com os princípios de sustentabilidade e preservação ambiental, cada dia mais demandada pelos consumidores.
Demorei um ano pra desenvolver um composto sustentável e adequado, no começo cometi todos os erros de principiante (risos)… depois de apurar a fórmula comecei de fato a produção.
No começo foi difícil, pois ainda não era tão difundido o consumo aqui na região, hoje é completamente diferente, em Pouso Alegre, só nos poucos restaurantes que servem, o consumo gira em torno de 200kg por semana (antes da pandemia, agora é 1/5 do valor, no máximo).
Hoje, a Fazenda Santo Antônio, local onde os cogumelos são produzidos, oferece duas variedades de shimeji, o cinza e o salmão, além de fornecer o composto já inoculado e colonizado para outros produtores.”

Ficou com vontade? Não perca tempo, para mais informações, entre em contato com o Marco, pelo número (35) 98848-7111.

Búfalos na Montanha

Outro produtor escolhido foi o Búfalos da montanha. O nome já é sugestivo né?! Garanto para vocês, tem muita coisa gostosa por lá. Eles são criadores de Búfalos e possuem um laticínio próprio, onde fabricam os derivados do leite. Tem Parmesão, Meia cura, Mussarela e outras delícias. Mas a que eu fiquei mais apaixonada foi a burrata, um produto que é tão difícil de encontrar, agora podemos ter fresquinho, tem coisa melhor?!

Além dos queijos, eles também produzem uma cachaça artesanal, conhecida como “Cachaça Rebuliço”, já deu para imaginar né?!

A Mariana, quem comanda o laticínio, contou um pouquinho dessa história e dos produtos:

“Nossa história com os búfalos começou em dezembro de 2010, a ideia veio do meu marido, Cilmar, ele queria criar algo diferente do que já tinha aqui pela região.
Em 2013, estendemos a produção e começamos com os queijos e derivados. No começo foi bem difícil, mas com o passar do tempo conseguimos vencer.
Para adquirir nossos produtos os clientes vêm até o laticínio, o caminho até aqui é muito bonito, estamos localizados na montanha, mais precisamente, no bairros dos Cochos, em Paraisópolis- MG.
A produção acontece de acordo com a demanda, temos os queijos Mussarela, Meia cura, Parmesão e Burrata, todos derivados do leite de búfala.
Como todo bom mineiro… não poderia faltar uma cachaça, produzimos também artesanalmente a famosa “Cachaça Rebuliço”.
Búfalos hoje são a nossa paixão, e os queijos também!”

E aí? Já escolheu qual vai querer? Para mais informações entre em contato com a Mariana, no WhatsApp (35) 99921-2251 ou no Instagram @bufalosnamontanha.

Casa Mantiva

O terceiro produtor escolhido foi a Casa Mantiva, eles plantam oliveiras, colhem e extraem o azeite extra virgem da Mantiqueira. Para muitos, como foi para mim, pode ser uma grande novidade saber que aqui do nosso lado temos um produtor de azeite de qualidade. Vamos combinar, seja para começar, finalizar ou até mesmo complementar, um bom azeite faz toda a diferença na preparação. E quando o azeite é produzido do começo ao fim (da sementinha até o engarrafamento) aqui do nosso lado? Fica melhor ainda!
Dá só uma olhadinha no que o Carlos, um dos responsáveis pela Casa Mantiva, me contou:

“Produzimos azeite de oliva extravirgem, azeitonas em conserva e outros itens na Fazenda Jequitibá, sul de Minas, Serra da Mantiqueira. Nossa marca, CASA MANTIVA, resume nossos propósitos, rimando com oliva na Mantiqueira e Mantiqueira viva.
A fazenda tem mais de 35% em mata nativa e o olival ocupa uma área de 20ha, com 8000 oliveiras de seis variedades diferentes, cada uma resultando em azeites com aromas e sabores distintos. Temos também uma pequena produção de lúpulo e queijo.
Colhemos as azeitonas manualmente em seu ponto ideal de maturação para a produção de azeiteextravirgem. A escolha do ponto de colheita e todas as etapas de extração são executas pelo próprio casal de produtores. O resultado é um azeite verdadeiramente extravirgem, a pura expressão da oliva na Mantiqueira, com aroma frutado verde, grande frescor e excelentes parâmetros de qualidade, como o índice de acidez inferior a 0,2%.
Em 2019, o Reserva Mantiva recebeu uma medalha de ouro no Concurso Internacional de Azeite de Oliva de New York (NYIOOC2019).
Produzimos também azeitona preta em conserva, da variedade Arbequina, e a verde das variedades Ascolano e Grappolo. Elas são selecionadas no início da safra e elaboradas pelo método natural, somente em salmoura, por cerca de 5 meses.
Inspirados em uma tradição italiana, produzimos três tipos de “Agrumato”. No final da safra processamos as azeitonas juntamente com frutas frescas, como a Lima da Pérsia, o Limão Siciliano e também a pimenta Jalapeno, extraindo o azeite juntamente com os óleos essenciais de cada fruta. São condimentos indicados para saladas, molhos, carnes, bolos e sobremesas.”

Para dar aquele toque especial na sua preparação, ou até mesmo presentear aquela pessoa que é fã da gastronomia de verdade, não tenho dúvida que os azeites da Casa Mantiva são uma ótima opção! Para informações sobre os produtos e compra, entre em contato com o Carlos, pelo número (35) 99757-4367.

Já pode ir anotando na listinha, juntos vamos conhecer muitos produtores do Sul de Minas e arredores. E cada vez mais valorizar todos que estão a nossa volta! Se você conhece algum produtor aqui da região, não deixe de nos contar, quem sabe ele pode estar aqui no próximo mês!

Fiquem ligados, para a próxima matéria tem receita usando os produtos da Fazenda Santo Antônio, Búfalos da Montanha e Casa Mantiva.

Publicações relacionadas