Uma bela macarronada no domingo: esta receita de massa de macarrão caseiro deixa até a nonna orgulhosa! Vou deixar também várias dicas de molho.
INGREDIENTES
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
- 4 ovos
- 3 colheres (chá) de sal
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
MODO DE PREPARO
- Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro.
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.
- Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
- Prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver.
- Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes – assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.
- Para fazer o talharim: polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes – é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.
- Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Transfira o macarrão para uma travessa e sirva a seguir com o molho de sua preferência.
OBS.: Com essa receita você pode preparar outros tipos de macarrão. Abra a massa seguindo as instruções do passo 5 e corte no formato que desejar: lasanha, fettuccine, pappardelle ou até recheado.
Tempo de preparo: Até 2h
Serve: Até 6 porções
MOLHO DE TOMATE CASEIRO
Molho de tomate caseiro é imbatível: além de transformar qualquer macarrão em festa, ele enche a cozinha e a casa toda de aromas.
INGREDIENTES
- 5 kg de tomates italianos maduros
- 3 cebolas
- 3 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.
- Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates (aos poucos) e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – com o choque térmico fica mais fácil descascar. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para uma tigela e repita com o restante – reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.
- Descasque e pique fino as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por cerca de 15 minutos até dourar.
- Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador (sem acrescentar água): para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.
- Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado – atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar.
- Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto (se quiser adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar).
Para armazenar porcione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias.
PARA CONSERVAR
Para conservar fora da geladeira, porcione o molho ainda quente em potes de vidro higienizados e tampe; transfira para uma panela sobre um pano de prato dobrado e cubra com água quente; deixe ferver por 30 minutos, com cuidado retire os vidros da panela com uma pinça e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo – observe se houve a formação de vácuo pressionando a tampa com o indicador. Armazene num local seco por até 1 mês.
Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses – não encha o pote completamente para evitar que o vidro estoure; se preferir congele em sacos para alimentos. Depois de aberto conserve por até 5 dias na geladeira.
PARA VARIAR
Com o molho de tomate tradicional pronto você pode fazer algumas versões: com aliche, com bacon e pimenta calabresa e com alho e manjericão.
Tempo de preparo: Mais de 2h
Serve: 2,5 kg (cerca de 2,2 litros)
RAGU DE LINGUIÇA
Esta receita possui o pacote completo: conforta, esquenta, serve a família toda e congela super bem. Sirva com a clássica polenta mole e ou um belo macarrão caseiro.
INGREDIENTES
- 1 kg de linguiça calabresa fresca
- 4 latas de tomate pelado em cubos
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão ou ½ xícara (chá) de salsão picado congelado
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
- 1 xícara (chá) de água
- azeite a gosto
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
- 1 folha de louro
- 1 ramo de manjericão
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
1. Retire a linguiça calabresa da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de dourar.
2. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Lave, descarte as folhas e corte o talo de salsão em cubinhos.
3. Com a ponta da faca, corte apenas a pele dos gomos de linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tigela e, com uma espátula, desmanche-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.
4. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.
5. Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, as sementes de erva-doce, o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.
6. Volte a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até secar. Adicione o tomate pelado (com o líquido), regue com a água e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada – e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.
7. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora com a tampa entreaberta, até o molho encorpar – nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescente o manjericão para dar sabor ao molho. Prove e ajuste o sal, sirva a seguir com polenta mole ou macarrão caseiro.
Tempo de preparo: Até 2h
Serve: Mais de 6 porções
MOLHO À BOLONHESA
Este clássico molho de carne moída e tomate serve para uma infinidade de receitas, do espaguete à lasanha, da polenta ao sanduíche no pão italiano. Sanduíche de bolonhesa? Quem nunca raspou o prato…
INGREDIENTES
- 1 kg de patinho moído
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 2 talos de salsão
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de vinho branco seco
- 2 latas de tomate pelado com líquido (400g)
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Lave e seque as cenouras e os talos de salsão. Descasque e pique as cenouras em cubinhos. Descarte as folhas e pique os talos do salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola.
- Numa panela média, coloque o óleo e a manteiga. Leve ao fogo médio e, quando aquecer, adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão picados, e refogue por mais 3 minutos, sem parar de mexer.
- Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.
- Junte o leite e mexa até evaporar completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora, a gosto. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar, mexendo sempre.
- Abaixe o fogo, junte os tomates (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo para o molho não queimar e grudar no fundo da panela. Durante todo o cozimento, deixe uma chaleira com água a postos. De tempos em tempos, afervente e adicione um pouco de água para o molho não secar. No total, você vai usar cerca de 1 litro de água.
PODE CONGELAR
Na hora de congelar, encha apenas até ¾ do pote de vidro. O molho vai expandir e o vidro pode quebrar. Se preferir, congele em sacos para alimentos.
Validade – 3 meses
Tempo de preparo: Mais de 2h
Serve: Mais de 6 porções
MOLHO PESTO DE RÚCULA
Um pesto leve, ardidinho, marcante: leva rúcula, castanha-de-caju e caldo de limão – e zero queijo. Vai transformar o sabor da massa, da polenta, do frango ou do peixe!
INGREDIENTES
- 1 maço de rúcula
- ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
- caldo de 2 limões
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
- Lave e seque bem a rúcula. Rasgue as folhas em pedaços e transfira para o copo do mixer – assim fica mais fácil de bater.
- Junte as castanhas, o azeite e o caldo de limão. Tempere com o sal e bata bem até ficar liso (se preferir, bata o molho no liquidificador). Transfira para uma molheira e sirva a seguir com massas ou grelhados.
QUER UMA SUGESTÃO?
Experimente a receita de macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula.
Tempo de preparo: Pá-Pum
Serve: Até 4 porções
Fonte: Panelinha
Maria Almeida Simoes
Publicações relacionadas
VEJA TAMBÉM!
Silvio Santos: A Inesquecível Trajetória do Apresentador e Empresário
Silvio Santos, o maior ícone da televisão brasileira, nos deixou, mas seu legado e sua trajetória de mais de sete…
Karine Pagliarini mantém presença na diretoria da Astral
Nesta terça-feira (19), a Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas – Astral reuniu seus membros para eleger a diretoria…
Yeshua
Primeiro Encontro Nacional de Educação Cidadã
O 1º Encontro Nacional de Educação Cidadã, organizado pela Rede Nacional de Educação Cidadã. O evento reuniu mais de 70 pessoas.
André e Luiz Otávio gravam DVD com músicas inéditas e regravações
Sul mineiros de Boa Esperança, André e Luiz Otávio gravam DVD com músicas inéditas e regravações, e contam com participação especial de Clayton e Romário.
Jeff SS lança música Joguin que ganha força no TikTok
Joguin, disponível em single nas plataformas digitais, desde maio – conta com grande aceitação popular. E pode virar trend no TikTok.
Favorite Or Favourite
As duas grafias desta palavra de origem inglesa estão corretas. A diferença é que “favorite” é mais comum no inglês com influência americana e ‘Favourite” é mais comum no inglês com influência britânica.